Dando continuidade as aulas sobre animais, contei a história "A descoberta de Isabelle" que fala sobre a metamorfose da borboleta e da mariposa, as diferenças e os hábitos desses animais. Em roda de conversa debatemos e analisamos a história contada e também das transformações ocorridas no corpo humano.
Em seguida, passei vídeos mostrando a metamorfose da borboleta e do sapo.
Passei o vídeo com a música "A lagarta e a borboleta", cantamos e reproduzimos desenhando e pintando a metamorfose da borboleta.
Conversamos sobre como seria o habitat para criarmos lagartas na sala de aula para observarmos melhor a metamorfose sofrida por elas. Levamos um aquário, colocamos areia, galhos secos , uma lagarta maior e outras pequenas , e alguns ovinhos em uma folha de couve. Levamos também folhas de couve para a alimentação dessas lagartas.
O professor do laboratório levou lagartas da espécie Tenébrio para observarmos e analisarmos as diferenças entre elas e as lagartas de couve. Comparamos o tipo de alimentação, habitat.
O aluno Henrico muito encantado com a aula descreveu:
O cheiro da "KAKA" das lagartas tinha um cheiro muito ruim.
A lagarta era dura.
As meninas tem medo de tudo.
A lagarta demorou muito pra virar borboleta.
A casa da lagarta era um pote . Agora é o mundo.
Nunca imaginei que uma lagarta pode virar um besouro.
E durante algumas semanas fomos observando as transformações ocorridas nas lagartas. O processo de se alimentarem em grande quantidade, as fezes deixadas por elas, e a sua transformação em casulos.
Enfim, soltamos lindas borboletas no ambiente, na natureza. E concluímos que tudo tem um ciclo e um porque na maravilhosa natureza criada por Deus.
Durante esse período, a professora de artes Graziela confeccionou borboletas, usando pinturas e dobraduras.