COMO SURGIU O DIA DAS CRIANÇAS
A comemoração no Brasil
A iniciativa de criar um dia especialmente dedicado às crianças foi do deputado federal Galdino do Valle Filho, ainda na década de 1920. Depois de aprovada pelos deputados, o 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo Presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, 5 de novembro de 1924.
Mas a data, só "pegou" mesmo, em 1960 quando Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da Fábrica de Brinquedos Estrela, fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto". Logo depois, as empresas decidiram criar a Semana da Criança, como meio de aumentar as vendas. Como a proposta surgiu no final de junho e os organizadores pretendiam fazer algo ainda naquele ano, o mês escolhido para a comemoração acabou sendo outubro. A idéia foi um êxito.
No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e "ressuscitaram" o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se transformou em uma das datas mais importantes do ano para o setor de brinquedos.
AS CRIANÇAS BRINCANDO DE TROCA-TROCA DE LUGAR
AGORA, AS CRIANÇAS ESTÃO BRINCANDO DE ESTOURAR A BOLA NA CADEIRA.
BRINCADEIRA COLABORATIVA
BRINCANDO DA DANÇA DA CADEIRA.
OLHA QUE GATINHOS ESPERTOS!
BRINCANDO DA CORRIDA DA BOLINHA DE ISOPOR
GALERINHA FAZENDO FESTA NO PULA-PULA
A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS
Hoje, o mercado de brinquedos infantis está recheado de instrumentos que mesclam o tradicional e o inovador e que são atração para a maioria dos nossos pequeninos. Entretanto, as brincadeiras são introduzidas do contato da criança com a família e com a comunidade em que está inserida (principalmente a escola).
Dentro dos séculos, a brincadeira e o jogo foram analisados sob diversas perspectivas de importância. Para Freud (1856 – 1939), que usou brinquedos para cura de pacientes infantis, a brincadeira da criança é determinada pelo seu próprio desejo. Assim temos uma importante análise para o comportamento. É a partir de suas brincadeiras que a criança cria um mundo próprio, exerce autoridade, estabelece ligações e projeta em outras pessoas e objetos as suas emoções e sentimentos. Já Piaget (1896 – 1980) estudou as brincadeiras infantis a partir dos níveis de desenvolvimento intelectual da criança, revolucionando os conceitos de pedagogia na época, e até hoje é um dos principais teóricos no assunto. Eu como professora tenho que provocar no meu aluno(a) a necessidade daquilo que ele(a) quer transmitir e orientá-lo. As brincadeiras são buscadas de forma espontânea pelas crianças como um meio de chegar à descoberta, inventar estratégias, pensar o novo, agir, construir e reproduzir. Assim, a brincadeira deve ser vista como fundamental para o crescimento da criança, auxiliando em seu desenvolvimento psicomotor e também social, uma vez que jogos e brincadeiras costumam unir crianças diferentes em um único objetivo.
A saúde também ganha pontos positivos, algumas atividades realizadas fortalecem vários músculos e combate a obesidade. Pesquisa realizada pela UNIFESP, com 100 crianças de 6 a 10 anos, apontou que as brincadeiras têm papel importante nos índices de qualidade de vida e saúde, físico e mental, aquelas que brincam ou praticam esportes diariamente aumentam o raciocínio alcançando o equilíbrio energético mais facilmente do que aqueles que não praticam.
CRIANÇA QUE BRINCA É MAIS FELIZ
TURMINHA ANIMADA BRINCANDO NO PARQUINHO
NO RODA-RODA É SÓ DIVERSÃO!
NA GANGORRA COM OS AMIGUINHOS É TUDO DE BOM!
QUE GATINHA SAPEQUINHA!
MUITO SHOW VER ESSA GALERINHA BRINCANDO!
OLHA O ROSTINHO DE FELICIDADE!
AS MINHAS LINDAS... QUE CHARME!
PARA REFRESCAR E DESCANSAR UM POUQUINHO...
PORQUE DEPOIS TEM MAIS BRINCADEIRAS!
CHEGANDO A BIBLIOTECA MUNICIPAL "MARIA GEAQUINTO"
CHEGAMOS!
A LEITURA É PARA INTELECTO O QUE O EXERCÍCIO É PARA O CORPO
(JOSEPH ADDISON)
E OS MEUS PEQUENINOS ESTÃO AMANDO DE BRINCAR DE LER
DRAMATIZAÇÃO COM FANTOCHES "CHAPEUZINHO VERMELHO"
DA ESQUERDA PARA A DIREITA - HÉLIO (CAÇADOR), EMANUELLY (VOVÓ),
MARCOS VINÍCIOS (LOBO), KÁSSIA (CHAPEUZINHO VERMELHO), RUTHY (MÃE).
MARCOS VINÍCIOS (LOBO), KÁSSIA (CHAPEUZINHO VERMELHO), RUTHY (MÃE).
DRAMATIZAÇÃO COM FANTOCHES " MOSQUITINHO DA DENGUE"
DA ESQUERDA PARA A DIREITA - IGOR (AGENTE), JOÃO VICTOR (MOSQUITINHO),
ILTON (LARVA), BRUNA (MENINA DOENTE).
ILTON (LARVA), BRUNA (MENINA DOENTE).
DRAMATIZAÇÃO COM FANTOCHES
" SÍTIO DO PICA PAU AMARELO"
EMÍLIA (HEVYLLY), NARIZINHO (EVILLYN), SACI (JOÃO FILIPI), VISCONDE (GUSTAVO), RABICÓ (EMANOEL), PEDRINHO (JOÃO FERNANDO), TIO BARNABÉ (PEDRO HENRIQUE), TIA ANASTÁCIA ( JHENNYFE), RAÍSSA (CUCA), VOVÓ BENTA (RUANA)
DRAMATIZAÇÃO COM FANTOCHES " O FAZENDEIRO E O LADRÃO"
DA ESQUERDA PARA A DIREITA - JOÃO PEDRO (FAZENDEIRO),
CARLOS EDUARDO (LADRÃO), IKSON (POLICIAL), IBSON (FRENTISTA)
A MANEIRA MELHOR DE APRENDER É BRINCANDO. EXPERIMENTE!