Tecnologia do Blogger.
RSS

SEMANA DA CRIANÇA


COMO SURGIU O DIA DAS CRIANÇAS



A comemoração no Brasil

A iniciativa de criar um dia especialmente dedicado às crianças foi do deputado federal Galdino do Valle Filho, ainda na década de 1920. Depois de aprovada pelos deputados, o 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo Presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867,  5 de novembro de 1924.
Mas a data, só "pegou" mesmo, em 1960 quando Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da Fábrica de Brinquedos Estrela, fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto". Logo depois, as empresas decidiram criar a Semana da Criança, como meio de aumentar as vendas. Como a proposta surgiu no final de junho e os organizadores pretendiam fazer algo ainda naquele ano, o mês escolhido para a comemoração acabou sendo outubro. A idéia foi um êxito.
No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e "ressuscitaram" o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se transformou em uma das datas mais importantes do ano para o setor de brinquedos.









AS CRIANÇAS BRINCANDO DE TROCA-TROCA DE LUGAR

           
       AGORA, AS CRIANÇAS ESTÃO BRINCANDO DE ESTOURAR A BOLA NA CADEIRA.


     BRINCADEIRA COLABORATIVA


BRINCANDO DA DANÇA DA CADEIRA.


OLHA QUE GATINHOS ESPERTOS!
BRINCANDO DA CORRIDA DA BOLINHA DE ISOPOR


GALERINHA FAZENDO FESTA NO PULA-PULA



A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS


Hoje, o mercado de brinquedos infantis está recheado de  instrumentos  que  mesclam  o  tradicional  e  o  inovador  e  que  são  atração  para  a  maioria  dos nossos  pequeninos. Entretanto, as  brincadeiras  são  introduzidas  do contato  da  criança  com  a  família  e  com  a  comunidade  em  que  está  inserida (principalmente a escola).
Dentro  dos  séculos, a brincadeira e o jogo foram analisados  sob  diversas perspectivas de importância. Para Freud (1856 – 1939), que usou brinquedos para cura de pacientes infantis, a brincadeira da criança é determinada pelo seu próprio desejo. Assim temos uma importante análise para  o  comportamento. É a partir  de  suas  brincadeiras  que  a  criança  cria  um  mundo  próprio, exerce  autoridade, estabelece ligações e projeta  em  outras  pessoas  e  objetos  as  suas emoções  e  sentimentos.  Já Piaget (1896 – 1980) estudou  as  brincadeiras infantis a partir  dos  níveis  de desenvolvimento intelectual  da  criança, revolucionando os conceitos  de  pedagogia  na  época, e  até  hoje  é  um dos  principais teóricos  no  assunto. Eu  como  professora  tenho  que  provocar no meu aluno(a) a necessidade daquilo  que  ele(a)  quer  transmitir e orientá-lo. As  brincadeiras  são buscadas de  forma  espontânea  pelas  crianças  como  um  meio  de  chegar  à  descoberta, inventar estratégias, pensar o novo, agir, construir  e  reproduzir. Assim, a brincadeira  deve  ser  vista  como  fundamental  para  o  crescimento  da  criança, auxiliando  em  seu  desenvolvimento  psicomotor  e  também social, uma  vez  que  jogos  e  brincadeiras  costumam  unir  crianças  diferentes  em  um  único  objetivo.
A saúde também  ganha  pontos positivos, algumas atividades realizadas fortalecem vários  músculos e combate a obesidade. Pesquisa  realizada pela UNIFESP, com 100 crianças de 6 a 10 anos, apontou que as brincadeiras têm papel  importante  nos  índices  de  qualidade  de  vida  e  saúde, físico  e  mental, aquelas  que  brincam  ou  praticam  esportes  diariamente aumentam o  raciocínio  alcançando o equilíbrio energético  mais  facilmente  do  que aqueles  que  não  praticam.





CRIANÇA QUE BRINCA É MAIS FELIZ





TURMINHA ANIMADA BRINCANDO NO PARQUINHO 


NO RODA-RODA É SÓ DIVERSÃO!


NA GANGORRA COM OS AMIGUINHOS É TUDO DE BOM!


QUE GATINHA SAPEQUINHA!


MUITO SHOW VER ESSA GALERINHA BRINCANDO!


OLHA O ROSTINHO DE FELICIDADE!


AS MINHAS LINDAS... QUE CHARME!


 PARA REFRESCAR E DESCANSAR UM POUQUINHO...
PORQUE DEPOIS TEM MAIS BRINCADEIRAS!








CHEGANDO A BIBLIOTECA MUNICIPAL "MARIA GEAQUINTO"


CHEGAMOS!


A LEITURA É PARA INTELECTO O QUE O EXERCÍCIO É PARA O CORPO
(JOSEPH ADDISON)




A LEITURA É UMA FONTE INESGOTÁVEL DE PRAZER.



É MUITO DIVERTIDO FAZER PARTE DA HISTÓRIA!




E OS MEUS PEQUENINOS ESTÃO AMANDO DE BRINCAR DE LER





DRAMATIZAÇÃO COM FANTOCHES "CHAPEUZINHO VERMELHO"




DA ESQUERDA PARA A DIREITA - HÉLIO (CAÇADOR), EMANUELLY (VOVÓ), 
MARCOS VINÍCIOS (LOBO), KÁSSIA (CHAPEUZINHO VERMELHO), RUTHY (MÃE).














DRAMATIZAÇÃO COM FANTOCHES " MOSQUITINHO DA DENGUE"



DA ESQUERDA PARA A DIREITA - IGOR (AGENTE), JOÃO VICTOR (MOSQUITINHO), 
ILTON (LARVA), BRUNA (MENINA DOENTE).
















DRAMATIZAÇÃO COM FANTOCHES 

" SÍTIO DO PICA PAU AMARELO"



EMÍLIA (HEVYLLY), NARIZINHO (EVILLYN), SACI (JOÃO FILIPI), VISCONDE (GUSTAVO), RABICÓ (EMANOEL), PEDRINHO (JOÃO FERNANDO), TIO BARNABÉ (PEDRO HENRIQUE), TIA ANASTÁCIA ( JHENNYFE), RAÍSSA (CUCA), VOVÓ BENTA (RUANA)




DRAMATIZAÇÃO COM FANTOCHES " O FAZENDEIRO E O LADRÃO"



DA ESQUERDA PARA A DIREITA - JOÃO PEDRO (FAZENDEIRO), 
CARLOS EDUARDO (LADRÃO), IKSON (POLICIAL), IBSON (FRENTISTA)





A MANEIRA MELHOR DE APRENDER É BRINCANDO. EXPERIMENTE!


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
>